Fechamento do Gaffreé: reflexões de um trabalhador
Qual a estratégia dos dominadores?
Dividir para conquistar sempre foi uma prerrogativa.
A desinformação, seja através da omissão, seja através de informações incompletas ou até mesmo induzindo desinformação ou produção de fakenews, tais dominadores contribuem direta e indiretamente para toda a infodemia com potencial eficaz de manipulação das massas.
Tais massas de dominados, passam com isto a se polarizarem e mutuamente se degladiarem numa arena fictícia, criada por estes mesmos dominadores que assim atuam para manterem e aumentarem seu próprio poder de dominação. Tais ações e efeitos são recorrentes. Haja visto o que hoje vivenciamos nos hospitais, cito HUGG in loco e o HFSE que nada tem haver, ou pelo menos nada deveria ter a haver, com a nossa história. Respeitem a nossa História! No entanto, Da Costa deu as costas. Chioro só pensa em seu ouro dos bandidos e quanto à nós trabalhadores, sejam da Ebserh e sejam NÃO da Ebserh, apenas dizem: "que choro que nada...". Com isso dividem opiniões das massas. Movidas pelo medo, por falsas esperanças até mesmo egoístas de levarem vantagens pessoais de uma ou de outra forma. No entanto, a realidade do que está acontecendo, oculta nos bastidores mas tão gritante e desesperadora como poderia ser, estão em vias de destruírem dois hospitais federais históricos do antigo Estado da Guanabara! Hospitais que tem suas peculiaridades, seus constructos históricos e para os quais nada justifica a chamada fusão que de fato nada mais e nada menos é do que uma verdadeira confusão.
Nada justifica acabar com um hospital universitário histórico no Rio de Janeiro, referência nos anos 80 com o HIV. Com uma ampla história nas doenças parasitologicas e que mais uma vez em 2020 participou da história compondo 10 dos tão preciosos e necessários leitos de UTI durante a pandemia do COVID-19 que afetou praticamente o mundo inteiro. Falando da nossa história no Gafree, que sob hipótese nenhuma deve se conFUNDIR com a igualdade tão preciosa história do HFSE que, para todos os efeitos é um hospital assistencialista e que de forma nenhuma deve ser conFUNDIDO com um Hospital Escola. Mas, voltando e falando da nossa história no HUGG, somos um Hospital Universitário responsável por anos de formação de profissionais de saúde, com ampla participação na sociedade seja do tijucano bem como de diversas pessoas e famílias de diversos municípios do Rio de Janeiro que chegam ao Gaffree sempre. O que os dominadores querem acabar não é apenas com um, mas com dois excelentes hospitais no Rio de Janeiro e de uma vez só. Sob o pretexto do argumento da "descentralização do SUS" ou sob quaisquer outros argumentos, nada justifica tal atrocidade que querem fazer não apenas em nossa cidade mas em todo o país. Sim, pois não pensem cada um de nós que está invasão do SUS não terá repercussões pelo Brasil a fora. A idéia REAL é introduzir a privatização no SUS. Acabar com ele. Implodir. Destruir de vez. Verdade seja dita. Mas não devemos aceitar calados. A sociedade precisa ser mobilizada. Saber e conhecer a realidade dos fatos e juntos lutarmos contra isto. Os únicos que não tem nada a perder são aqueles que dominam, que manipulam as massas e querem que tergiversemos para o SUS assim como na UNIRIO o Reitor já Da Costa para nós bem como para toda a sociedade que vai perder caso não lutemos contra. Caso nos calemos e aceitemos essa conFUSÃO calados. E se não nos mobilizarmos. Se não denunciarmos na mídia. Algo precisa e ainda pode ser feito contra. Mas cabe a nós a decisão se faremos a mudança ou se simplesmente seremos mais uma repetição histórica. Fica a reflexão.
Fica a dica!
Rômulo Cupti Araujo, Técnico de Enfermagem do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
Nenhum comentário:
Postar um comentário