Reitoria faz divulgação oficial da proposta da empresa EBSERH de fechamento do HUGG e da transferência e DILUIÇÃO dos serviços do HUGG no HFSE (evento oficialmente chamado de “Audiência Pública”).
A promessa oficial surpreende até os mais acostumados aos discursos engambeladores. Não prometem uma “fusão” (termo que usam para diluição), a soma de dois hospitais em um, mais um maior que os dois juntos (!!). A megalomaníaca proposição do futuro “maior hospital universitário do país” é inversamente proporcional ao contínuo discurso de uma alegada “falta de verbas” e de dificuldades administrativas de gestão do que já se tem na universidade. Aliás, tudo seria feito sem gastar um centavo a mais (!!!), numa observação enfatizada como algo positivo (!!!).
Como num circo, além do "maior e mais grandioso...", do "único e inacreditável", faltou anunciar o engolidor de espadas e o grande mágico.
Nesses eventos oficiais temos a vantagem, embora com desgosto, de ouvir os poucos felizes com a infeliz chancela da reitoria da decisão da empresa de abandonar as edificações do HUGG ...e levar todos consigo. No IB, podemos destacar, entre outros, a alegria de uma professora em tomar os espaços de trabalho dos professores lotados no HUGG. Alegria essa, acompanhada de uma surpreendente indignação com o suposto desdém do resto comunidade universitária pela falta de condições dela trabalhar. De uma só vez, essa docente demonstrou desconhecimento de todas as dificuldades que a comunidade universitária passa, desprezo pela sorte dos funcionários e professores do HUGG e total desconsideração por toda a população atendida naquela unidade.
Um professor presente no CCET precisou lembrar à reitoria que ele, desde que entrou para a universidade, nunca teve uma mesa para trabalhar, mas que não proporia ou concordaria tomar a de outrem.
No Instituto
Biomédico (IB) da UNIRIO, em 13/5/2025: https://www.youtube.com/live/NmTuymPGYMM.
E no Centro de Ciência Exatas e Tecnológico (CCET), em 14/5/2025: https://www.youtube.com/live/vc-p_DHouUw
Que fique claro que, embora alguns ingenuamente
ou propositalmente ainda digam que o HFSE será entregue para a Unirio, para o
Ministério da Saúde é entrega do HFSE para a empresa EBSERH. Em 28/3/25, lê-se “O Hospital
dos Servidores do Estado (HFSE) está em processo de transição para a
EBSERH, em etapa final de estudos.” (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/ministerio-da-saude-anuncia-inicio-da-integracao-do-hospital-federal-da-lagoa-com-a-fiocruz).
Nenhum comentário:
Postar um comentário