terça-feira, 20 de maio de 2025

UFRJ: do Não à EBSERH! ao golpe no modelo "aproveitar para passar a boiada".

 

UFRJ: do Não à EBSERH! ao golpe no modelo "aproveitar para passar a boiada".



Em 3 de mai. de 2013, “Sem Ebserh” era o resultado do debate na comunidade da UFRJ,. Conselheiros apresentam ao Consuni de 2 de maio uma proposta, fora da Ebserh, para resolver o problema dos hospitais universitários (veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=446o02nr1d4).

Porém, 8 anos depois, em plena pandemia, parte do corpo docente da Faculdade de Medicina (a alguns dos quais seriam entregues polpudos cargos comissionados na empresa), resolve encaminhar a proposta de entrega à EBSERH de unidades do complexo hospitalar da UFRJ (https://ufscaesquerda.com/noticia-fora-ebserh-na-ufrj-reitoria-tenta-dar-golpe-na-comunidade/). Seria tudo realizado a toque de caixa.

Muito material sobre a luta e esse processo pode ser acessado nessa página do Fora EBSERH!: https://www.instagram.com/foraebserhufrj/.

A queda do último bastião de resistência à privatização dos hospitais universitários federais ocorreria logo. Em 3/12/21, a entrega à EBSERH seria aprovada (https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/de-forma-autoritaria-consuni-da-uFRJ-aprova-adesao-a-ebserh1).

Como se nada houvesse acontecido no país, demonstrando total desfaçatez sobre o histórico da empresa, podia-se ouvir rigorosamente os mesmos argumentos batidos dos primeiros dias da criação da empresa. Vejamos

Sobre a não interferência da empresa:

“A Ebserh não interfere nas decisões relativas ao ensino, pesquisa e extensão, devendo apenas apoiá-las, fornecendo os meios adequados para fortalecer os hospitais” (Marcos Freire, diretor-geral do HUCFF.); ou

Sobre ser meramente um meio de (e o único meio para) obter de mão de obra, verbas etc.:

“A direção-geral assim como vários profissionais da área assistencial consideram a inclusão do HUCFF no escopo de ação do EBSERH como a opção factível de aquisição de mão de obra especializada que permita a abertura de novos leitos assim como a manutenção da capacidade de atendimento à população do Hospital, bem como à melhoria do Ensino e da Pesquisa.” (Marcos Freire, diretor-geral do HUCFF).

A aprovação foi realizada em uma reunião virtual do Conselho Universitário da UFRJ, com transmissão ao vivo pela rede plataforma YouTube (https://www.hucff.ufrj.br/adesao-a-ebserh/). A reunião anterior, em formato presencial, ocorrida em 7 de dezembro, “precisou ser encerrada”. De quebra, ficou evidente o risco, inclusive, de desmembramento geral do ensino em saúde da UFRJ, pois, como a própria administração entreguista afirmou:

“O Complexo Hospitalar da UFRJ compreende 9 unidades. É parte do projeto do convênio que as outras unidades sejam incorporadas ao raio de ação da entidade em etapas posteriores.”

Mais sobre o acontecido pode ser acessado aqui: https://outraspalavras.net/outrasaude/o-que-sera-dos-hospitais-da-ufrj/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante declaração e grave denúncia: CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA COORDENADORIA DE ENGENHARIA DA UNIRIO AOS CONSELHOS SUPERIORES DA UNIRIO

 CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA COORDENADORIA DE ENGENHARIA DA UNIRIO AOS CONSELHOS SUPERIORES DA UNIRIO Acompanhamos com atenção as discuss...