segunda-feira, 19 de maio de 2025

Uma breve história da luta contra a EBSERH HUGG (2012 a 2015): do "não" à empresa ao golpe para aprová-la.

 

Uma breve história EBSERH HUGG


A entrega dos HUs à empresa era inconstitucional (https://sindenfrj.org.br/lei-que-cria-ebserh-e-inconstitucional/).

Protestos contra a entrega do HUGG à EBSERH foram organizados. Como esse, em 11/06/2013 (“Grupo protesta em frente ao Hospital Gaffrée e Guinle, na Tijuca, Rio”. https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/06/grupo-protesta-em-frente-ao-hospital-gaffree-e-guinle-na-tijuca-rio.html)


(manifestação em frente ao hospital HUGG, em 11-06-2013)


A proposta de se desfazer do HUGG, abdicar da autonomia universitária e separar ensino e extensão na universidade, fora apresentada em fins de 2012 27-11-2012, mas rechaçada pela comunidade universitária (https://www.unirio.br/news/audiencia-publica-no-hugg-debate-possibilidade-de-adesao-a-ebserh), Numa tentativa de tratorar a comunidade, a reitoria teve de recuar e, em 16/12/2013, suspende a sessão do CONSUNI (https://www.unirio.br/news/sessao-do-consuni-para-votar-adesao-a-ebserh-e-suspensa).

A tática era de terror e chantagem: diziam abertamente que o hospital fecharia, caso não o entregássemos à empresa EBSERH. Embora tal chantagem fosse afirmada como vindo do Ministério da Educação (MEC), em vez de processá-lo, aterrorizavam a comunidade acadêmica, num misto de covardia, cooptação e cinismo.

A mobilização fora vitoriosa e além de barrar a empresa, com a decisão de que entregar o HUGG a ela não era solucionar os problemas do HU, conseguiu-se na justiça um gigante concurso RJU para o hospital Algo que mais nenhum no país havia conseguido e que todos os defensores da empresa diziam ser impossível e coisa do passado.

Assim, para entrar, os traidores da comunidade acadêmica teriam de despir-se de toda a máscara e aprovar via golpe mesmo Consuni. Em 11/12/2015, durante o recesso, num lugar onde nunca se reuniam e com a presença escondida de uma equipe do monopólio de imprensa (Uma equipe do monopólio de comunicação Globo News, escondida, significava que algo estava planejado). O que permitiu todos, depois, aprenderem as táticas de guerra dos inimigos da saúde do povo (https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/reuniao-sobre-ebserh-acaba-em-tumulto-na-unirio-4ipd3jkjt8jau9dn0k5twj3sa/; https://oglobo.globo.com/rio/reuniao-sobre-hospital-universitario-acaba-em-tumulto-na-unirio-18273826). O espírito decidido e democrático dos defensores da empresa podem ser vistos aqui “[disse o diretor do HUGG professor médico] Ferry, acrescentando que irá encaminhar uma carta ao reitor pedindo que aprove a adesão à Ebserh sem que passe pela aprovação do Conselho Universitário.” (https://oglobo.globo.com/rio/reuniao-sobre-hospital-universitario-acaba-em-tumulto-na-unirio-18273826).

Veja aqui a batalha travada. Lembrem: quem armou a vinda da Globo News, receberia o adicional como superintendente da EBSERH e depois demitido do serviço público, por ordem do CGU em jan/2025 (veja aqui: https://emdefesadohugg.blogspot.com/2025/05/ascencao-e-queda-de-alguem-que-foi.html). Mais do golpe aqui https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/12/tumulto-e-violencia-marcam-reuniao-do-conselho-universitario-da-unirio.html e aqui: https://g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/reuniao-termina-em-briga-em-hospital-no-rio-de-janeiro-4671239.ghtml.

Como foi antes com o IASERJ, seria com o HUGG na entrega dele para a EBSERH, em 2015. Para resolver os problemas causados pelo governo, teríamos de entregar à empresa. A então promessa de recuperação do HUGG (que agora, em 2025, é só se levarmos tudo para o HFSE), pode ser vista aqui:  https://www.anf.org.br/hospital-gaffree-e-guinle-promove-mutirao-para-recuperar-fachada-externa/.

A aprovação, mediante golpes até físicos, seria noticiada aqui também, em 16/12/2015 (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/ebserh-assume-gestao-do-hospital-gafree-e-guinle-no-rio-de-janeiro).

No entanto, um dívida de R$ 13,5 milhões com Light, em 2017, fez essa ameaçar diversas vezes o corte de luz do HU (aqui, em 3/6/2017: https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/hospital-gaffree-guinle-tem-divida-de-quase-135-milhoes-com-light-21433506.html; e em 7/6/2017: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/hospital-gafree-e-guinle-no-rio-deve-mais-de-r-13-milhoes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante declaração e grave denúncia: CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA COORDENADORIA DE ENGENHARIA DA UNIRIO AOS CONSELHOS SUPERIORES DA UNIRIO

 CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA COORDENADORIA DE ENGENHARIA DA UNIRIO AOS CONSELHOS SUPERIORES DA UNIRIO Acompanhamos com atenção as discuss...